sábado, 1 de maio de 2010

O Cálculo da Vida

 
Três mais dois são cinco!
Cinco menos um são quatro!

 Logo que entramos no primário, primeiro passo para o resto de nossas vidas, nos é imposto a aprendizagem da Matemática. Somar, subtrair, multiplicar, dividir, etc.. E a cada ano que passa, a partir de então, os cálculos vão ficando mais difíceis e complexos. Já se ouve falar na tal hipotenusa ou mesmo nos teoremas de Pitágoras. O que ainda não mudou foi o resultado, que é sempre único e certo.
            
Casal de namorados, mais paixão é igual a felicidade eterna.
Cônjuges mais brigas diárias é igual a divórcio.
             
Quisera a vida se resumir em cálculos matemáticos, podendo cada um de nós juntar os termos e encontrar o resultado antes de participar da operação. Os sofrimentos seriam menores, não é!?
             
A vida não nos permite obter um resultado certo e único, mas autoriza-nos a acrescentar nos atos praticados, atitudes diferentes. Talvez se entre o segundo casal e as brigas fosse acrescentado dialogo, o resultado não mais seria o mesmo. A grande beleza esta ai. Diferente da matemática, a vida nos permite vivê-la sem a certeza de um resultado. Podemos sempre acrescentar novos termos para o fim ser diferente.
           
 Durante toda a existência humana, ninguém conseguiu a fórmula certa da felicidade. Nem mesmo Pitágoras, Newton ou Einstein em sua imensa sabedoria, foi capaz de obtê-la.
            
 Além das Leis de Murphy, o único  algoritmo que dá certo na vida é a chamada Lei da Atração, a qual diz que colheremos aquilo que plantarmos, ou como dizia minha babá quando o leiteiro derramava seu leite na entrada de casa só para vê-la irritada, “aqui se faz, aqui se paga”.
           
Devemos por isso, sempre semear coisas boas, para colher frutos sadios e suculentos. Cada semente de praga que lançamos a terra corremos o risco de nos espetarmos com um de seus espinhos quando esta germinar  ou mesmo de distraidamente a ingerirmos entre as plantas boas e nos intoxicarmos.
           
O ser humano é a obra mais perfeita e completa do Criador. Durante sua existência é capaz de adquirir conhecimentos e construir uma personalidade, que depois de formada, jamais poderá ser mudada. Dessa forma, a cada vez que minha babá se irritava e proferia seus milhões de xingamentos, o leiteiro tinha seu objetivo cumprido e um incentivo para fazer mais uma travessura no dia seguinte.
            
 O leite só parou de ser derramado quando, a bagunça feita, foi por ela desprezada, a qual deixou o chão como o encontrou. Com esse evento, talvez ela tenha aprendido a mais preciosa lição que a vida já lhe ensinou. Além de úlcera nervosa doer muito, as pessoas não mudam, diferente dos animais que mesmo na fase adulta ou velha podem ser adestrados. Elas apenas respondem variadamente às nossas diversas atitudes, podendo as vezes nos surpreender.
           
Como ela pode ter se surpreendido com isso?
           
Não sei, mas hoje é casada com ele e tem dois lindos filhos.